quinta-feira, 17 de abril de 2014

O que é o ProEMI/Jovem de Futuro?

PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR/PROJETO JOVEM DE FUTURO

          O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para fomentar a reestruturação dos currículos do Ensino Médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente vão sendo incorporadas ao currículo das escolas, ampliando o tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, atendendo às necessidades e expectativas dos estudantes do ensino médio.
          O ProEMI foi instituído pela Portaria nº 971 de 09/10/2009 com o objetivo de provocar o debate sobre o Ensino Médio junto aos Sistemas de Ensino Estaduais e do Distrito Federal, fomentando propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura de um currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade contemporânea.
          A Secretaria de Estado de Educação do Pará aderiu ao ProEMI no mesmo ano de implantação com a participação de 34 escolas da região metropolitana as quais elaboraram o Plano de Ação Pedagógica (PAP) contendo os Projetos da experiência de inovação curricular conforme as diretrizes gerais do programa. Após a avaliação desta Secretaria foram disponibilizados recursos para, entre outras ações, melhoria das condições de trabalho docente e formação continuada, infraestrutura e recursos pedagógicos além de apoio a projetos de pesquisa e estudos relativos ao ensino médio e a juventude.
          Em 2011 a nova versão do ProEMI recebeu a adesão de 141 escolas do Pará espalhadas por diversos municípios de todo estado. O PAP foi substituído pelos Projetos de Reestruturação Curricular (PRC) que deveriam apresentar ações em diferentes formatos (disciplinas, oficinas, projetos interdisciplinares, aquisição de materiais e tecnologias do Guia de Tecnologias atualizado, dentre outros) e poderiam incluir formação específica para os profissionais da educação envolvidos na execução das atividades. O conjunto de ações do PRC de cada escola contemplaria, no mínimo, os Macrocampos obrigatórios: Acompanhamento Pedagógico, Leitura e Letramento e Iniciação Científica.
          Os recursos financeiros previstos são destinados ao desenvolvimento de propostas curriculares no ensino médio regular, na forma especificada nos PRC e deverão ser aprovados pelo Comitê Estadual do Programa. Para o ano de 2012 chegaram à ordem de R$ 9.062.000,00. recursos esses garantidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE
          Juntamente com o ProEMI encontra-se o Projeto Jovem de Futuro, configura-se nesta ação conjunta MEC, Instituto Unibanco e Secretaria de Estado de Educação do Pará tem como objetivos aumentar o desempenho escolar dos estudantes e diminuir os índices de evasão por meio de uma nova forma de gestão escolar: a Gestão para Resultados. Além disso adota o uso de metodologias específicas para melhorar a proficiência dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.Visa diminuir em 30% a diferença entre o IDEB do Pará de 2011 e o valor considerado desejável; Aumentar em 25 pontos as médias de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática da escola e diminuir em 50% o percentual de alunos no Padrão de Desempenho MAIS BAIXO na escala SAEB ao final do Ensino Médio; Aumentar em 10 pontos percentuais a taxa de aprovação escolar.
          Em síntese o intuito émelhorar substancialmente seu desempenho no período de 03 (três) anos (duração do Ensino Médio). Com efeito, as escolas participantes do ProEMI/PJF recebem formação continuada e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados.
          O ProEMI/PJF visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio. 
          Participam do ProEMI/PJF no ciclo 1 (1º ano do Projeto - 2012)132 escolas; no ciclo 2 (2º ano do Projeto 2013) 253 escolas e no ciclo 3 (3º ano do Projeto -2014) ingressaram 71 escolas da rede estadual de educação, estão envolvidos todos os municípios do estado. No ano de 2013 as escolas do estado acessaram por meio do ProEMI/PJF o montante da ordem de R$ 16.558.000,00, com destaque que este recurso chegou direto à escola.
          Neste contexto fica claro que o Ensino Médio encontra-se em um momento muito favorável de transformação, mas como toda transformação consistente não pode depender apenas de um ator, todos precisam acreditar e envolver-se no processo. Todos nós estamos sendo convidados a reescrever essa história!

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